Job Onboard: Shop Attendant (Shop Seller) – Pt. I

Heeeellooo everybody! How are you today??

Today I will talk about my current position onboard, the shopping department. I will divide in two parts because I have tons of things to say hahahah (women, you know =P)

I’ve seen only few people talking about the position so I’ve decided talk a looot about it, but please consider that this is my unique vision of the position, I intend to bring some of my fellow friends to talk about this and other positions as well soon!

So, first of all, put in your mind that the work as Shop Seller is waaay to different on MSC from Starboard, so if you read any review about this from Starboard people mind that it really is different. There are two main recruiters on Brazil for this position (I will post at the end of the page), and the shop department on MSC is NOT a third part, there is a division on the shop inside of msc (called shopping island), but it does not make so much difference at all, the person in charge of the HR for shop is Ms. Simona Romeo, though I don’t advise people to contact her directly for the first embark. So the agency I got to get onboard as Shop Seller as Rosa dos Ventos, a very nice recruiter agent that gave me all the support with documents and everything, the first interview was much like I said in my last post but the second one with Ms. Romeo was a bit longer because of my own cv, I had previous experience as a Shop att. so basically I was asked normal questions and specific questions about selling, like:

  • What was your position onboard Costa? (I had worked as Cabin Stewardess)
  • Why do you want to change position and company?
  • Do you like Costa?
  • How was your evaluation? (she asked me to send it after)
  • Tell me about your experience as Shop Seller
  • How was the routine in your previous work place as Shop Seller?
  • How do you make an inventory?
  • How would you make a display case?
  • Did you use any selling techniques to close a sale?
  • What do you do when a costumer is giving up from buying something?
  • What do you think about teamwork?

These are the main questions she asked me, and of course all of them has thousand of answers and some are very personal, but I will give some hints for everybody who wants to apply for it. First, she asked me about my past on Costa to see if I was leaving because I had some problem with the Company or if maybe I wasn’t able to work onboard, which was not my case, I was just leaving because I never intended to work as Cabin Stewardess (remember what I said about researching about positions? I fell in trap for two contracts because of it, but it was a good experience at the end).

Now, about the specific questions about being a Seller, if you already have worked as a Seller you’ll be fine, but if you’re not I will tell some things I’ve learned… for example, if you never made an inventory, don’t be afraid, it’s nothing but check if the merchandise that you have matches with the invoice (document that confirms the delivery of goods) or if the quantities that you have in your system matches with what you have physically in your store (and deposits), so if you have 10 pieces of perfume in your system, you should have it in your shelves or your deposit, easy right? Just make sure that when you do an inventory, you don’t count something double or forget to count anything, you could give many heart attacks to your manager and friends, really! haha
About the displays for vitrines, it is also easy, pay attention how big shops do it and you will also learn it by practicing, normally they put new products in a special showcase or in the middle of a vitrine, if you don’t have anything new, put on spot always the most expensive things, followed (or together) by the most wanted product, have you realised how brazilian glass shops are now full of rounded ray-bans? This will really be more about your feeling and judgement of a good and clean presentation of your shop, if it looks nice, believe me, people will come inside to check everything, even what they don’t need.

Selling techniques! Did you ever know that they exists? Yes they do, and they are very powerful! Don’t eveeeeeeeeer ever everr judge a person by its appearance, they might not have a dime in the pocket, but if they really want something, they will make any dollar count to buy what they want, also some people really does prefer to look simple, doesn’t mean that they don’t own tons of money, trust me. There are two main techniques of selling: Cross-selling and Up-selling, the first the one that I love most, because I can be used in many ocasions and it’s hard to fail, I always remember one woman wanting to buy just an Swarovski earings, and she ended up with the complete set, bracelet and necklace, why is that? First, she didn’t know the set (but you should do, right? SO OFFER!), second, she was willing to buy something, is up to you making she thinks that she need more than she thought, she could have only the earings and look nice? Yes! But how gorgeous would she look in a Gala Night with that marvelous necklace and ring? Why she can’t feel special enough to buy it? It’s just an example of cross-selling that you offer something to add with basically anything you’re selling, are you selling a guitar? Why don’t you offer a nice set os string to match the brand new instrument? 😉 The up-selling is the power that you have to change the mind of the costumer to sell something more expensive that what he was willing to buy, to upgrade or even add-up something to increase the total amount spent, for example, if somebody comes to buy a whisky, which one will you offer? The medium price one because he doesn’t look to have so much money? NAAAHHH, don’t forget to not judge! Show him the most expensive one first and tell him why is worth of this price and let the costumer decides if he wants to pay for it or not, then you can offer other things, I remember on the watches shop many many people coming looking for a regular brand, and if we introduce a better brand to this person and show that the price is a little higer but so it the quality, hardly they wouldn’t change their minds . Always listen to your costumer and pay attention to his body language, you will close lots of sales if you understand what the costumer needs and what he thinks the needs, savy? 


Also, it is very important to set a line and see how much you can come close to a costumer, some people always want help to decide when and what to buy, but some will simply come to your after seeing all the shop and tell you “I want this product right there.”  And if after everything you tried didn’t work or the costumer is not sure of what to buy, give him a friendly answer and in the case of being onboard is a good thing, because you can always say to them to come back in the next days (they will always have a day to go from shop to shop until you know the his family’s story, from the beggining of the time D:)

And finally the teamwork! Soooo complicated, and sooo necessary, it is vital onboard because the whole ship should work as a team, this is how I think it should be at least, we depend on each other to give a smile to the guest, if you don’t know what I’m talking about, just wait an angry guest comes into your shop, yelling and telling how the cabin stewardess forgot to put towels in the cabin and went away running to go to the beach (:

On the next post I will tell how was the routine for the shop staff on MSC, the schedule and what you’ll expect for the first day.

Here’s the agencies websites:

Rosa Dos Ventos Brasil: http://www.rosadosventosbrasil.com.br/

ValeMar: http://www.grupovalemar.com/

See you real soon! =D


Oláááááááá pra todos! Como estão?

Hoje vou falar sobre a minha posição atual a bordo, o departamento do Shopping. Vou dividir em duas partes, porque eu tenho toneladas de coisas a dizer hahahah (mulheres, you know = P)

Eu só vi algumas pessoas falando sobre a posição então eu decidi falar um pouco sobre isso, mas por favor, considere que esta é a minha visão única da posição, tenho a intenção de trazer alguns dos meus amigos para falar sobre esta e outras posições em breve!

Então, antes de tudo, coloque na sua mente que o trabalho como Shop Seller é muuuito diferente na MSC da Starboard, por isso, se você ler qualquer comentário sobre isso de pessoas Starboard, saiba que realmente é diferente. Há dois recrutadores  principais no Brasil para esta posição (vou postar no final da página), e o departamento de loja na MSC não é terceirizada, há uma divisão na MSC (chamada Shop Island), mas isso não faz tanta diferença, a pessoa encarregada do RH do Shopping é a Sra. Simona Romeo, embora eu não aconselhe as pessoas a contatá-la diretamente para o primeiro embarque. A agência que me ajudou a ir como Shop Seller foi a Rosa dos Ventos, é uma ótima agência que me deu todo o apoio com documentos e tudo, a primeira entrevista foi muito como eu disse no meu último post, mas a segunda com Sra. Romeo foi um pouco mais detalhada por causa do meu próprio cv, eu tinha experiência anterior como Shop att. Então, basicamente, ela me fez perguntas normais e perguntas específicas sobre venda, como:

  • Qual foi a sua posição a bordo Costa? (Eu tinha trabalhado como camareira)
  • Por que você quer mudar de posição e companhia?
  • Você gosta da Costa?
  • Como foi a sua avaliação? (Ela me pediu para enviá-la depois)
  • Conte-me sobre sua experiência como Vendedor de Loja
  • Como era a rotina em seu local de trabalho anterior como Loja de Vendedor?
  • Como você faz um inventário?
  • Como você se faz uma vitrine?
  • Você usou técnicas de venda para fechar uma venda?
  • O que você faz quando um cliente está desistindo de comprar alguma coisa?
  • O que você acha sobre trabalho em equipe?

Estas são as principais perguntas que ela me pediu, e, claro, todas elas tem milhares de respostas e algumas são muito pessoais, mas vou dar algumas dicas para todos que desejam candidatar-se. Primeiro, ela me perguntou sobre o meu passado na Costa para ver se eu estava saindo porque eu tinha algum problema com a Companhia ou se talvez eu não era capaz de trabalhar a bordo, o que não foi o meu caso, eu estava saindo porque eu nunca pretendi para trabalhar como camareira (lembre-se que eu disse sobre a pesquisa das posições? Eu caí no armadilha para dois contratos por causa disso, mas foi uma experiência boa no final).

Agora, sobre as questões específicas sobre ser um vendedor, se você já trabalhou como vendedor você vai ficar bem, mas se você não foi eu vou lhe dizer algumas coisas que eu aprendi … por exemplo, se você nunca fez um inventário, não tenha medo, não é nada mais do que verificar se a mercadoria que você tem bate com a nota fiscal (documento que confirma a entrega de mercadorias) ou se as quantidades que você tem em seu sistema bate com o que você tem em sua loja fisicamente (e depósitos), por isso, se você tem 10 peças de perfume em seu sistema, você deve tê-lo em suas prateleiras ou no seu depósito, fácil né? Apenas certifique-se que quando você fizer um inventário, você não conte algo duas vezes ou se esqueça de contar qualquer coisa, você poderia dar muitos ataques cardíacos no seu gerente e amigos, de verdade! haha
Sobre os displays para vitrines, também é fácil, preste atenção como grandes lojas fazem e você também vai aprender através da prática, normalmente eles colocam novos produtos em uma vitrine especial ou no meio de uma vitrine, se você não tem nada de novo, coloque no meio sempre as coisas mais caras, seguido (ou em conjunto) pelo produto mais procurado, você já percebeu como no Brasil lojas de óculos agora estão cheios de ray-bans redondos? Isto realmente vai ser mais sobre o seu sentimento e julgamento de uma boa e limpa apresentação de sua loja, se parecer bom, acredite em mim, as pessoas vão vir para dentro para verificar tudo, mesmo que elas não precisem.

Técnicas de venda! Você já sabe que elas existem? Sim, elas existem, e são muito poderosas! Nunca, eveeeeeeeeer everr julgue pessoas por sua aparência, elas podem não ter um centavo no bolso, mas se elas realmente querem algo, vão fazer qualquer moeda contar para comprar o que elas querem, também algumas pessoas realmente preferem parecer simples, não significa que eles não possuam toneladas de dinheiro, confie em mim. Existem duas principais técnicas de venda: Cross-selling e up-selling, a primeira a que eu mais amo, porque eu posso usar em muitas ocasiões e é difícil falhar.. eu sempre lembro de uma mulher querendo comprar brincos Swarovski, e ela acabou com o conjunto completo, bracelete e colar, por que isso? Em primeiro lugar, ela não sabia do conjunto (mas você sabe, certo? ENTÃO O-F-E-R-E-Ç-A!), Em segundo lugar, ela estava disposta a comprar algo, e ai é com você fazer ela pensar que precisa mais do que ela achou.. ela poderia ter comprado só os brincos e ficado bonita? Sim! Mas quão bonita ela iria ficar em uma Noite de Gala com aquele colar e anel maravilhosos? Por que ela não pode se sentir especial o suficiente para comprá-lo? É apenas um exemplo de cross-selling que você oferece algo a acrescentar com basicamente qualquer coisa que você está vendendo, você está vendendo uma guitarra? Por que você não oferece um bom conjunto de cordas para combinar  com o novo instrumento? 😉

O up-selling é o poder que você tem de mudar a mente do cliente para vender algo mais caro do que o que ele estava disposto a comprar, fazer um upgrade ou até mesmo adicionar-se alguma coisa para aumentar o montante total gasto, por exemplo, se alguém vem para comprar um uísque, qual deles você vai oferecer? Um  de preço médio, porque ele não parece ter tanto dinheiro? NAAAHHH, não se esqueça de não julgar! Mostre-lhe o mais caro primeiro e diga por que vale a pena e deixe o cliente decidir se ele quer pagar por isso ou não, caso não, aí você pode oferecer outras coisas, eu me lembro da loja de relógios que muitas e muitas pessoas vêm procurando uma marca regular, e se introduzirmos uma marca melhor para essa pessoa e mostrar que o preço é um pouco maior mas assim é também a qualidade, dificilmente eles não vão mudar as suas mentes. Se ouvir o seu cliente e prestar atenção na sua linguagem corporal, você vai fechar as vendas aos montes, tente entender quais as necessidades do cliente e que ele acha que necessita, savy?
Além disso, é muito importante definir uma linha e ver o quanto você pode chegar perto de um cliente, algumas pessoas sempre querem ajuda para decidir quando e o que comprar, mas alguns vão simplesmente para o caixa depois de ver toda a loja e dizer “Eu quero que este produto.” E se depois de tudo o que você tentou não funcionou ou o cliente não tem certeza do que comprar, dê uma resposta amigável e, no caso de estar a bordo é uma coisa boa, porque você sempre pode dizer a ele para voltar nos próximos dias (eles sempre terão um dia para ir de loja em loja até que você saiba toda a história da sua família, desde o início do tempo D: )

E, finalmente, o trabalho em equipe! MUUUUITO complicado, e tão necessário, é vital a bordo, porque todo o navio deveria trabalhar como uma equipe, é assim que eu acho que deveria ser, pelo menos, nós dependemos uns dos outros para conseguir um sorriso do passageiro, se não sabe o que eu estou falando, é só esperar um passageiro irritado entrar em sua loja, gritando e dizendo como a camareira esqueceu de colocar toalhas na cabine e saiu correndo para ir à praia (:

No próximo post vou dizer como era a rotina para o pessoal da loja na MSC, o cronograma e o que você pode esperar para o primeiro dia.

Eis os sites das agências:

Rosa dos Ventos Brasil: http://www.rosadosventosbrasil.com.br/

ValeMar: http://www.grupovalemar.com/

Nos vemos muito em breve! =D

10 comentários sobre “Job Onboard: Shop Attendant (Shop Seller) – Pt. I

  1. Patrícia, adorei as dicas.. vou fazer umas perguntinhas rsrs. Essa entrevista só acontece uma vez por ano? pq eu vi umas pessoas falando que tem a presencial e por skype, então acredito que por skype deve ter mais vezes né.. A sua foi presencial? Demorou muito tempo da sua primeira entrevista até a entrevista com a Simona? Eu fiz a minha primeira entrevista e to esperando a segunda e vi algumas pessoas falando que as entrevistas delas quando era com a Francesca e agora Simona foram mais pros meses de agosto e setembro.
    Desculpa se perguntei mt coisa rsrs Bjss..

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Carol! Tudo bem? Então, eu sei que antes de começar a temporada brasileira é de lei eles abrirem vagas, mas no meu caso foi totalmente anormal, porque meu processo todo demorou só um mês, acho que foi um embarque meio de emergência que precisavam, e eu fiz um pouquinho antes de recrutarem pra temporada br sabe? Meu processo foi todo via skype, e na época a Francesca estava passando o cargo pra Simona então realmente não sei como está agora. Mas pelo que eu saiba pelo menos da RDV é que as entrevistas rola pelo menos duas vezes por ano!

      Curtir

  2. Oi Patrícia! Estou adorando seu blog e suas dicas! Estou aguardando a segunda entrevista com a msc para shop seller.. ta sendo um pouco complicado pra mim por ser primeiro embarque e n ter quase nada na internet para que eu possa estudar.. além de poucas pessoas darem dicas sobre a entrevista.. voce teria algum contato seu para que possamos trocar mais ideias sobre a entrevista? 😀 vc esta gostando ser shop seller na msc?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Livia! Tudo bem? Eu fiquei mega corrida esses dias por alguns motivos mas vou escrever um post só sobre a entrevista pra Shop Seller porque pelo jeito a galera tem bastante dúvida e o salário tb! Espero que até amanhã eu termine esse post pra ajudar vcs!
      Beijos!!

      Curtir

  3. Olá Paty! Não vi a segunda parte do post! Estou fazendo seleção para esta função e estou muito ansiosa para receber suas preciosas informações. Desde já agradeço.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Patricia gostaria de saber o qto se consegue tirar por mês pra ter uma idéia? Pois pretendo ir para trabalhar em cruzeiros pra conseguir dinheiro para estudar.

    Curtir

  5. oi Paty…
    a duvida é sobre os navios que fazem apenas embarques na Argentina com destino ao Brasil, e se os mesmos permanecem ou não na lei de cabotagem Brasileira…e por isso se as lojas abrem nos horários ” normais ” como em outros navios com embarques no Brasil, ou seja quase 24 horas por dia, ( ? ) principalmente em portos de tenders etc…( ? )..ou se permaneceria fechada as lojas nesse interim da estada do navio em determinado porto, cujo embarque ocorrera apenas na Argentina,seja costado ou tender….pois pelo que escuto á respeito, não existe mais leis de Duty Free no Brasil, as cias fazem o que querem dentro das 24 horas do dia. obrigado !

    Curtir

Deixe um comentário